Vivendo Valores: O feitiço vira contra o feiticeiro...

Na turma de 2° ano, iniciamos o "Vivendo Valores". Esse projeto proporciona que as crianças vivenciem valores, sentimentos, ponham-se no lugar do outro através de dinâmicas.
A primeira dinâmica que realizamos foi "O feitiço vira contra o feiticeiro...". Os alunos formaram duplas e cada um com o auxílio da educadora escreveum num papel o que deseja que o colega faça, uma tarefa. Terminada essa fase, a educadora pediu que refletissem se eles haviam pensado se o colega gostaria da tarefa escolhida, os sentimentos do colega, etc. Então, a educadora disse o nome da dinâmica para que eles percebecem que quem executar a tarefa é aquele que a escreveu. Isso possibilitou que chegassem a conclusão que não deveriamos desejar a outro o que não queremos para nós mesmos.
Laís Rufino

Laís Vivian Oliveira Rufino é uma educadora negra e influenciadora pedagógica dedicada a promover a alfabetização e a inclusão de narrativas afrocentradas no ensino. Mãe do Daniel, ela realiza os sonhos de seus ancestrais através de seu trabalho como professora em uma escola pública na Maré, onde utiliza metodologias ativas e tecnologias para transformar o aprendizado. Fundadora do projeto Afrobetizar e criadora da HQ Turma do Ubuntu, Laís se propõe a interligar alfabetização e questões raciais, explorando a identidade e a herança cultural. Em sua dissertação de mestrado, defendida em fevereiro de 2024, investigou o percurso da construção de uma afrobetizadora, focando na criação de histórias em quadrinhos que reflitam as vivências e corporeidades das infâncias negras. Com uma abordagem que celebra a diversidade, Laís compartilha seu conhecimento e experiências no Instagram, promovendo o orgulho racial e a leitura de obras que discutem temas étnico-raciais. Com sua paleta de amarelo, amor por adinkras e água doce, ela busca criar um espaço de empoderamento e afirmação cultural na educação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem