Stop Motion Peixe Vivo: construído com o EI

Projeto Peixe Vivo no 'YouTube'

Foi desenvolvido nos meses de agosto e setembro, o Projeto Peixe Vivo com a turma do EI-21. Surgiu da observação do aquário do 2º ano - Cientistas do Amanhã - diversas dúvidas dos alunos do EI. Então, organizamos esses questionamentos e passamos a observar o aquário diariamente e registrar através de desenho e escrita da educadora. 
Apresentei a eles a cantiga 'Peixe Vivo' que eles passaram a cantar, segundo eles, para que o peixinho ficasse calmo, porque se ficasse nervoso poderia até morrerele já que ele não pode chorar.
Dentre outras coisas, pintaram e desenharam peixinhos com diversos materiais e  escreveram a palavra 'peixe' na cartinha que cada um fez para o animalzinho,
Eles assistiram o filme "Procurando Nemo...", de onde surgiu a dúvida de como se faz um desenho animado. Para que eles pudessem compreender fizemos desenhos recortados e fotografamos com um celular quadro a quadro.
Eles adoraram a experiência  ...

Laís Rufino

Laís Vivian Oliveira Rufino é uma educadora negra e influenciadora pedagógica dedicada a promover a alfabetização e a inclusão de narrativas afrocentradas no ensino. Mãe do Daniel, ela realiza os sonhos de seus ancestrais através de seu trabalho como professora em uma escola pública na Maré, onde utiliza metodologias ativas e tecnologias para transformar o aprendizado. Fundadora do projeto Afrobetizar e criadora da HQ Turma do Ubuntu, Laís se propõe a interligar alfabetização e questões raciais, explorando a identidade e a herança cultural. Em sua dissertação de mestrado, defendida em fevereiro de 2024, investigou o percurso da construção de uma afrobetizadora, focando na criação de histórias em quadrinhos que reflitam as vivências e corporeidades das infâncias negras. Com uma abordagem que celebra a diversidade, Laís compartilha seu conhecimento e experiências no Instagram, promovendo o orgulho racial e a leitura de obras que discutem temas étnico-raciais. Com sua paleta de amarelo, amor por adinkras e água doce, ela busca criar um espaço de empoderamento e afirmação cultural na educação.

1 Comentários

  1. Prezada Laís !

    Fiquei muito emocionada e motivada com seu trabalho pedagógico no Ciep Brandão Monteiro. Conheço o Ciep, o trabalho que desenvolve e fico feliz em saber que você contribui para a ampliação do Letramento na Ed. Infantil. Parabéns !!

    Um abraço !
    Anne Pimentel

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem